sábado, 28 de março de 2009

Nêgo Trojão e pirú do Sítio Juá


Juarez Santiago, Nêgo Trojão como é conhecido, jogou em algumas equipes do futebol afogadense. Náutico de Enock, Cenecista, Corinthians de Biro-Biro, Penharol de Marcos, Santos de Ari etc...

Num domingo ensolarado o Penharol de Marcos jogava no Sítio Juá, município de Iguaracy. O time ruim que só peste e o campo, um dos piores da região. Nêgo Trojão geralmente jogava no segundo quadro, já que era o goleiro do time titular.

No intervalo do jogo aspirante ele sempre aprontava as suas. Não tinha um sítio que saísse ileso do negão. Ele inventava de tomar água em casas arredores do campo e não passava nada em branco. Carregava prumo, colher de pedreiro, copo de alumínio, alçapão de passarinho, e um dia sem encontrar nada numa pobre casa, Totó colocou no bolso um ovo de galinha que encontrou no quarto. O ovo ainda estava quentinho, pois acabara de sair do fopa da galinha.

Quando chegou próximo ao campo, um matuto foi dar um abraço no dito cujo e estourou o ovo que estava por baixo da camisa. Aí o negão gritou arretado: - eu não sei o que tem matuto pra tá se agarrando com jogador de rua, inda mais um nego suado, fedendo e que nunca foi famoso. Olha infeliz tu estourasse um ovo que ia beber antes da partida titular, minha virilha está cheia de ovo, agora não vou voltar à mesma casa pra me lavar porque a dona vai ter por falta do bicho debaixo da galinha.

No decorrer da partida principal uma bola foi chutada em direção ao gol de Trojão e foi parar bem distante da barreira da trave. Ele correu para buscá-la, mas demorou uns vinte minutos pra voltar. Os jogadores arretados com a demora, foram atrás do Trojão e o encontraram na beira de um chiqueiro de galinhas, assobiando e um pirú: gulu, gulu, gulu, novamente ele assobiava e o pirú, gulu, gulu, gulu. Aí foi quando um atleta reclamou: Rapaz você não tem vergonha não, de parar o jogo pra tá com essa cachorrada com um piru?

Aí o Trojão respondeu: - Eu já dei uns quinhentos gritos e assobios e este peste não cansou, não sei com agüenta o dia todo GULU, GULU, GULU. Vai te lascar, quem está cansado do bico e da garganta sou eu. Vamos voltar pra pelada no pedregulho!

Juarez Santiago, atualmente está em São Paulo e faz parte da gloriosa Polícia Militar daquele estado.

0 comentários:

 
© 2009 wally designer (87) 8815-4639